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OTIMIZAÇÕES ESSENCIAIS PARA O SEU WEBSITE EM 2019

Publicado em 22 JANEIRO 2019 por WEBSITELOWCOST

A importância do SEO para a visibilidade do seu Site

Com o surgimento dos smartphones e o crescendo da Internet, muitas empresas reconhecem, hoje, a elevada importância de trabalhar o SEO do Website, independentemente de se tratar de uma Loja Online ou de um Site informativo sobre produtos e serviços.

Afinal o que é o SEO? O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de informação bem estruturada que favorece a pesquisa nos motores de busca, como é o exemplo do Google**.

**Referenciamos o Google visto ser o motor de busca mais utilizado, no qual o utilizador comum irá efectuar as suas pesquisas.**

Neste sentido e após inserir algumas palavras-chave que caracterizam a sua empresa, poderá verificar qual o posicionamento do seu Site no Google.

Vejamos um exemplo:

  • Nome fictício da empresa: "HOXIL";
  • Produz: Embalagens de papel;

A sua pesquisa, para obter uma leitura real do posicionamento do seu Site, não deverá ser testado através o nome da sua empresa, mas sim através dos produtos que comercializa (Embalagens papel cartonado 50x50; Embalagens papel 300gr 20*30, etc.

Qual o motivo pelo qual não devo testar o posicionamento da minha empresa através da designação comercial?

Vivemos num mundo globalizado, no qual a Internet assume um papel real e fundamental como factor decisor por parte do consumidor.

O comportamento do consumidor aquando de uma pesquisa será de digitar a expressão que considera mais adequada, no sentido da sua procura no motor de busca devolver os resultados que satisfação a sua necessidade actual. Deste modo, este irá efectuar a sua pesquisa através do nome do produto, ou seja, neste exemplo, caso tenha uma necessidade de compra de embalagens de papel, ele irá procurar como tal e raras vezes pelo nome da empresa - a não ser que tenha uma relação comercial já existente.

Enquanto consumidores, poderemos conhecer alguns nomes de empresas, mas é certamente mais comodo e sobretudo intuitivo, inserir o nome do produto ou serviço que estamos, no momento, a necessitar.

Desta forma, para avaliar o real posicionamento do seu Site no principal motor de busca, deverá inserir, em operações individuais, os nomes/gamas dos produtos e serviços que disponibiliza ao seu mercado-alvo e, assim, avaliar a posição que o seu Site devolve em cada um destes.

Se algum produto ou serviço não é visível na lista de devolução de resultados, é tempo de pensar como contornar esta situação.

Um trabalho técnico em SEO certamente melhorará a sua visibilidade nos motores de busca

Não nos poderemos esquecer que para o Google existem centenas de fatores que vão influenciar o posicionamento de um determinado site. A conjugação destes fatores determinarão a importância que uma página possui e, consequentemente, a seu posicionamento nos resultados da pesquisa. Com base neste conjunto complexo de variáveis, ninguém, nem qualquer empresa de desenvolvimento web poderá, à partida, prometer um determinado lugar na listagem de resultado do Google. Poderá, no entanto, estar convicto, que um bom trabalho de SEO irá, sempre, melhorar o posicionamento actual da sua página, para cada uma das expressões que lhe são importantes.

A verdade é que graças a diversas ferramentas de SEO disponíveis (exemplo: Google Search Console), é possível fazer uma análise do estado do SEO do site da sua empresa.

A chave, no entanto, é saber interpretar os dados obtidos e o que fazer com eles.

Alguns fundamentos básicos para começar, que deve verificar imediatamente no seu Website:

  • Importância do Mobile: Certifique-se de que o seu site devolve uma percentagem elevada de compatibilidade com dispositivos móveis.
  • Verifique os erros do código de status e corrija-os.
  • Identifique o seu ficheiro robot.txt e verifique se possui erros. Otimize se necessário.
  • Verifique a indexação do seu site por meio do Google Search Console .Examine e corrija quaisquer problemas descobertos.
  • Corrigir tags de título duplicadas e meta descrições duplicadas.
  • Faça uma análise ao conteúdo do seu Website. Verifique as estatísticas de tráfego no Google Analytics. Considere melhorar ou remover conteúdo de baixo desempenho.
  • Corrija links quebrados. Este factor é muito importante para o Google, porque é considerado como um comportamento negativo na experiência dos visitantes, ou seja, clicar num determinado link que, por erro, não devolve nenhum resultado/página.
  • Submeta o seu sitemap através do Google Search Console.

Em conclusão e de forma muito resumida poderemos afirmar que a importância do SEO para uma empresa, é tanto maior, quanto maior a necessidade desta em ser encontrada, aumentar a sua visibilidade e tornar-se numa referência na sua área de atuação.

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